19º Seminário sobre Comércio Internacional

 

19º SEMINÁRIO DE COMÉRCIO INTERNACIONAL

20.03.2019 – Hotel InterContinental, Alameda Santos, 1.123, São Paulo

 

 

8:00 – 8:15

CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE

 

8:15 – 8:45

ABERTURA

Marcio de Carvalho Silveira Bueno | Presidente do IBRAC

Francisco Niclós Negrão | Diretor de Comércio Internacional do IBRAC

 

8:45 – 10:00

Painel I – O redesenho institucional das autoridades de comércio exterior no novo governo

Convidado: Ana Paula Lindgren Alves Repezza | Secretária Executiva Adjunta da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)

Debatedores:

Carla Junqueira | Presidente da Comissão de Estudos de Comércio Internacional do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP)

Marina Carvalho | Diretora Presidente da Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (APICE)

Fernando Figueiredo | Presidente Executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM)

Francisco Filho | Gerente de Relações Governamentais e Legal para América Latina da Procter & Gamble

 

10:00 – 11:15

Painel II – A inserção da economia brasileira nas cadeias globais de valor em um cenário de guerra comercial: limites e possibilidades

Convidados:

Michael Ewing-Chow | Universidade Nacional de Singapura

Uallace Moreira Lima | Universidade Federal da Bahia

Debatedores:

Rabih Nasser | Nasser Sociedade de Advogados

Andréa Cruz | Marchini Botelho Caselta Advogados

 

11:15 – 11:30

COFFEE BREAK

 

11:30 – 13:00

Painel Especial – A NOVA OMC, O NOVO SISTEMA MULTILATERAL DE COMÉRCIO E A INSERÇÃO DO BRASIL NESTE NOVO CONTEXTO

Convidados:

Roberto Azevêdo | Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio

André Odenbreit Carvalho | Ministro, Diretor do Departamento de Organismos Econômicos Multilaterais da Secretaria de Política Externa Comercial e Econômica do Ministério das Relações Exteriores

Debatedores:

Marcio de Carvalho Silveira Bueno | Presidente do IBRAC

Gabriel Petrus | Diretor Executivo do ICC Brasil

Francisco Niclós Negrão | Diretor de Comércio Internacional do IBRAC

 

13:00 – 14:30

ALMOÇO

 

 

14:30 – 15:45

Painel III – Alterações tarifárias no novo governo: o que muda na análise e no processo decisório?

Convidada: Ana Paula Lindgren Alves Repezza | Secretária Executiva Adjunta da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)

Debatedores:

José Velloso Dias Cardoso | Presidente Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ)

Rodrigo Pupo | MPA Trade Law

 

15:45 – 17:00

Painel IV – O Sistema de Defesa Comercial no novo governo: mudança de paradigma e os desafios da avaliação de interesse público pelo DECOM

Convidada: Amanda Athayde | Diretora do Departamento de Defesa Comercial e Interesse Público do Ministério da Economia

Debatedores:

Vera Kanas | TozziniFreire Advogados

Michelle Ratton Sanchez Badin | Professora na FGV Direito SP e Co-Diretora da Red Latinoamerica de Derecho Económico Internacional

Julia Krein | Grinberg Cordovil Advogados

 

17:00 – 17:15

COFFEE BREAK

 

17:15 – 18:15

Encerramento Especial - Novas Dimensões da Inserção Econômico-Comercial Brasileira

Marcos Troyjo | Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia

 

A screenshot of a cell phoneDescription automatically generated

O programa do 19° Seminário do IBRAC de Comércio Internacional foi definido por blind review por um comitê integrado por Bernardo Leite, Bruno Augustin, Francisco Niclós Negrão, Gustavo Madi, Lucas Bianchini, Lucas Queiroz Pires e Natali Santos.  As propostas selecionadas foram enviadas por Andrea Cruz, Carla Junqueira, Julia Krein, Nathalie Sato, Rabih Nasser, Rodrigo Pupo, Vera Kanas e Victor de Oliveira Leite.

 

NOME Curriculum
Amanda Athayde

Amanda Athayde é Professora Doutora Adjunta de Direito Empresarial na Universidade de Brasília (UnB) e de Direito Econômico e da Concorrência no Instituto de Direito Público Brasiliense (IDP).?

É Doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP), Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNA. Foi aluna da Université Paris I – Panthéon Sorbonne, e é autora de livro, de diversos artigos acadêmicos e de capítulos de livros na área de Direito Empresarial, da Concorrência e Econômico.

É servidora pública de carreira do executivo federal, Analista de Comércio Exterior, tendo atuado na negociação de acordos internacionais para cooperação e facilitação de investimentos. De 2013 a 2017, foi cedida para atuar como Chefe de Gabinete da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Coordenadora do Programa de Leniência Antitruste, referente a casos de cartel. Em 2017, Amanda foi cedida para se tornar Chefe de Gabinete do Ofício do Ministério Público Federal junto ao Cade (MPF), e atualmente elabora pareceres em processos de direito da concorrência e auxilia investigações criminais e na cooperação jurídica internacional.

 

Ana Paula Lindgren Alves Repezza

Ana Paula Lindgren Alves Repezza, Secretária Executiva Adjunta da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em Gestão Internacional pela University of London. Vem atuando no comércio exterior brasileiro nas últimas duas décadas, tendo passado por instituições públicas e privadas como Gerdau Açominas, Apex-Brasil e Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Professora convidada dos Programas de Pós Graduação da Fundação Getúlio Vargas e da Escola Nacional de Administração Pública. Autora de livros e artigos nas áreas de Internacionalização de Empresas, Políticas de Comércio Exterior e Negociações Internacionais.

 

André Odenbreit Carvalho

André Odenbreit Carvalho é diplomata brasileiro de carreira, Ministro Conselheiro, e atualmente Diretor do Departamento de Organismos Econômicos Multilaterais da Secretaria de Política Externa Comercial e Econômica do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Antes disso, serviu na Missão Brasileira junto à União Europeia, lidando com temas econômicos. André já foi chefe da Divisão de Política Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e da Divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do MRE. Ingressou no MRE em 1994 e já serviu nas Embaixadas do Brasil em Buenos Aires, Moscou e Londres.

José Velloso Dias Cardoso

José Velloso Dias Cardoso, Presidente Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e do Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (SINDIMAQ). Engenheiro mecânico pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Membro do Conselho Deliberativo da ABNT, Diretor Eleito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Membro do Conselho Deliberativo da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP) e do Conselho Deliberativo da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP).

Marcos Prado Troyjo

Marcos Prado Troyjo é atualmente o Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia. Diplomata, e doutor em sociologia das relações internacionais pela USP, tem pós-doutorado pela Universidade de Columbia (Nova York), ele foi diretor do BRICLab da Universidade Columbia, pesquisador do Centre d´Études sur l´Actuel et le Quotidien (CEAQ) da Universidade Paris-Descartes (Sorbonne), fundador do Centro de Diplomacia Empresarial e conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Roberto Azevêdo

Roberto Azevêdo é o 6º Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio. Foi nomeado em 2013 e iniciou o seu segundo mandato de quatro anos em 1º de setembro de 2017. Foi diplomata brasileiro de carreira, atuando como Representante Permanente do Brasil junto à OMC e outras organizações internacionais em Genebra desde 2008. Anteriormente, Azevêdo foi vice-ministro de Assuntos Econômicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores, de 2006 a 2008, onde foi negociador-chefe da Rodada de Doha e supervisionou as negociações comerciais do MERCOSUL com outros grupos ou países de fora da América Latina. Ele também foi o principal litigante do Brasil em diversas disputas importantes na OMC. Azevêdo também serviu e presidiu painéis junto ao Órgão de Solução de Controvérsias da OMC., Azevêdo atuou nas Embaixadas do Brasil em Washington (1988-91) e Montevidéu (1992-94), bem como na Missão Permanente do Brasil em Genebra (1997-2001). Em Brasília, ele também foi Vice-Chefe de Gabinete de Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores (1995-96). A formação acadêmica do Azevêdo é em Engenharia Elétrica, na Universidade de Brasília, e em Relações Internacionais, no Instituto Rio Branco.

Rodrigo Pupo

Rodrigo Pupo, sócio do escritório MPA Trade Law. Bacharel em Direito e mestre em Direito Internacional pela USP, mestre com distinção em Direito do Comércio Internacional na Georgetown University Law, especialista em Direito Internacional das Relações Econômicas pela FGV. Advogado atuante na área de comércio internacional e direito da OMC. Trabalhou como advogado estrangeiro no escritório americano White & Case na área de comércio internacional em Washington, DC. Em novembro de 2017, foi incluído na lista indicativa de painelistas do Brasil junto à OMC.

NOME EMPRESA
ADRIANA DANTAS ADRIANA DANTAS SOCIEDADE DE ADVOGADOS
ALBA VALERIA DUARTE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
AMANDA ATHAYDE DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE DEFESA COMERCIAL E INTERESSE PÚBLICO DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA
ANA GIULIA CARDOSO FGV
ANA LUISA RABELLO SANTOS FGV
ANA LUIZA SANCHES MATTOS ENGELBERG SOCIEDADE DE ADVOGADOS
ANA MANO REUTERS
ANA PAULA LINDGREN ALVES REPEZZA SECRETÁRIA EXECUTIVA ADJUNTA DA CÂMARA DE COMÉRCIO EXTERIOR (CAMEX)
ANDRÉ DA CUNHA MICHELIN MAGALHÃES E DIAS - ADVOCACIA
ANDRÉ GUSTAVO DE OLIVEIRA BASF
ANDRÉ MARCOS FAVERO SECRETARIA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SP
ANDRÉ ODENBREIT CARVALHO DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ORGANISMOS ECONÔMICOS MULTILATERAIS - MRE
ANDRÉ VILLERS AWEX - EMBAIXADA DA BÉLGICA
ANDRÉA DA CUNHA CRUZ MARCHINI BOTELHO CASELTA ADVOGADOS
ANDRÉIA CARLETTI UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
ANTONIO CARLOS MANSSOUR LACERDA BASF SA
APARECIDA CARDOSO ELETROS
ARIELA SIMONI ASSOCIAÇÃO PELA INDÚSTRIA E COMÉRCIO ESPORTIVO – ÁPICE
AUGUSTO VECHIO BECCAR VARELA
BERNARDO LEITE GRINBERG E CORDOVIL ADVOGADOS
BERNARDO NIGRI RHODIA POLIAMIDA E ESPECIALIDADES LTDA.
BRUNA CARVALHO NASSER SOCIEDADE DE ADVOGADOS
BRUNO GRUBITS DE OLIVEIRA FGV
BRUNO MENONCELLO CEDANO MUNDIE E ADVOGADOS
BRUNO MICALLI PEDRINELLI FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
BRUNO YOUSSEF FIESP - FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
CAIO RICCIOPOO AZEVEDO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
CAMILA EMI TOMIMATSU MAGALHÃES E DIAS - ADVOCACIA
CAMILA KULAIF SAFATLE TIGRE MATERIAIS E SOLUÇÕES PARA CONSTRUÇÃO LTDA
CAMILLA PAOLETTI BARBOSA, MÜSSNICH & ARAGÃO ADVOGADOS
CARLA JUNQUEIRA MATTOS ENGELBERG SOCIEDADE DE ADVOGADOS
CAROL SAYEG DEMAREST ADVOGADOS
CAROLINA MONTEIRO DE CARVALHO MUNDIE E ADVOGADOS
CAROLINA MULLER TOZZINIFREIRE ADVOGADOS
CAROLINE ANA DIAS JORGE MATTOS ENGELBERG SOCIEDADE DE ADVOGADOS
CAROLINE TIE TANAKA BATTISTI ARCHER UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CATHERINE REBOUÇAS MOTA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
CELSO LAFER AJL PARTCICIPAÇÕES
CINTHIA BATTILANI NIKE DO BRASIL COMÉRCIO E PARTICIPAÇÕES LTDA
CLAUDIA MARQUES MPA TRADE LAW
CLAUS JOACHIM JAKOBSEN UNIÃO EUROPEIA
CRISTIANA BRITO BASF S/A
CRISTIANE MARRARA ARKEMA
DEBORAH ARAÚJO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DÉBORAH DE SOUSA E CASTRO MELO MAGALHÃES E DIAS - ADVOCACIA
EDER DA SILVA ABIQUIM
EDUARDO FREITAS ALVIM -
EDUARDO VASCONCELOS WHIRLPOOL S/A
ELOÁH CAVEANHA DE SOUZA HACKEROTT WHIRLPOOL S/A
ERIKA SCAFFA WHIRLPOOL S/A
EUNJAE KIM USP
FABIANA TITO TENDÊNCIAS CONSULTORIA INTEGRADA S/C LTDA.
FABIO MOROSINI FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
FELIPE KRAUSZ TOZZINIFREIRE ADVOGADOS
FERNANDA MASCARENHAS MARQUES FGV-SP
FERNANDO BUENO DEMAREST ADVOGADOS
FERNANDO FIGUEIREDO PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA QUÍMICA (ABIQUIM)
FILIPPO LA ROSA CONSULADO GERAL DA ITÁLIA EM SÃO PAULO
FRANCISCO FILHO LATIN AMERICA LEGAL AND GOVERNMENT RELATIONS MANAGER, PROCTER & GAMBLE
FRANCISCO NICLÓS NEGRÃO MAGALHÃES E DIAS - ADVOCACIA / DIRETOR DE COMÉRCIO INTERNACIONAL DO IBRAC
FREDERICO MARCHIORI OXITENO
GABRIEL MATTIOLI DE MIRANDA BROLIO GONÇALVES ADVOGADOS
GABRIEL PETRUS DIRETOR EXECUTIVO DO ICC BRASIL
GABRIELA TCHALIAN FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
GIULIA DE PAOLA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
GUILHERME DENES LCA CONSULTORES S.S.
GUILHERME FALCO BANCO MUNDIAL
GUSTAVO BONI DOS SANTOS BRASKEM S.A
GUSTAVO MADI LCA CONSULTORES S.S.
HELOÍSA HONÓRIO EMBAIXADA DA HOLANDA
HENDRIK HEIN CUPPEN CONSULADO HOLANDES
ISABELLA LIMA WHIRLPOOL S/A
JACQUELINE NAKAMURA CONSULADO GERAL BRITANICO SAO PAULO
JENS GUST CONSULADO GERAL DA ALEMANHA
JOACHIM JAKOBSEN DELEGAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA NO BRASIL
JOÃO PAULO GARCIA LEAL EDAP
JOSÉ CARLOS DALLACQUA ABIVIDRO - ASSOCIÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE VIDRO
JOSÉ FLÁVIO PACHECO KOURY LOPES ADVOGADOS
JOSÉ SETTI DIAZ DEMAREST ADVOGADOS
JOSÉ VELLOSO DIAS CARDOSO PRESIDENTE EXECUTIVO DA ABIMAQ
JOSIE DE MENEZES BARROS SAMPAIO FERRAZ ADVOGADOS
JULIA KREIN GRINBERG E CORDOVIL ADVOGADOS
JULIA PALMEIRA GUARDIA FGV
JULIANA ARNAUT DE SANTANA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
JULIANA VILLANO BASF
KAREN CODAZZI LCA CONSULTORES S.S.
KARLA C. M. BORGES FURLANETO BORGES FURLANETO SOCIEDADE DE ADVOGADOS
LEANDRO MATOZO GLOBONEWS
LISI MIE SATO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
LUCA ANGELONE CONSULADO GERAL DA ITALIA EM SÃO PAULO
LUCAS BIANCHINI AZEVEDO SETTE ADVOGADOS ASSOCIADOS
LUCAS MOREIRA JIMENEZ PINHEIRO NETO ADVOGADOS
LUCAS QUEIROZ PIRES ALSTON & BIRD
LUCAS SPADANO FIALHO SALLES ADVOGADOS
LUCIANA OLIVEIRA SÁ PIRES NYU ABU DHABI
LUCIANO CARDIM DE ARAUJO HP BRASIL
LUCIANO GONZALES RAMOS USINAS SIDERURGICAS DE MINAS GERAIS S/A
LUIZ LAGO LUXOTTICA
LUIZA GIMENEZ NONATO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
MAGALI FAVARETTO PRIETO FGV
MARCELLY FUZARO GULLO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
MARCELO LAPLANE KOURY LOPES ADVOGADOS
MARCELO RODRIGUES PERRACINI RHODIA POLIAMIDA E ESPECIALIDADES LTDA.
MARCIO BUENO CAMINATI BUENO ADVOGADOS / PRESIDENTE DO IBRAC
MARCOS BATALHA REICHHOLD
MARCOS IMAMURA GUEDES, BERNARDO, IMAMURA E ASSOCIADOS CONSULTORIA
MARCOS TROYJO SECRETÁRIO ESPECIAL DE COMÉRCIO EXTERIOR E ASSUNTOS INTERNACIONAIS DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA
MARIA ANGELICA GARCIA UK INTELLECTUAL PROPERTY OFFICE
MARIA CAROLINA PEREIRA ALVES LOUSINHA AICEP - AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL
MARIA EUGENIA DO AMARAL KROETZ FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS - FGV
MARIA ISABEL MATHIAS UNIVERSIDADE DE BARCELONA
MARIA LAURA MARON-POT AWEX - EMBAIXADA DA BÉLGICA
MARIANA CARDOSO SIMÕES DORNELLAS DE BARROS FGV PÓS
MARINA CARVALHO DIRETORA PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PELA INDÚSTRIA E COMÉRCIO ESPORTIVO (APICE)
MARINA FOLTRAN NICOLOSI ADRIANA DANTAS SOCIEDADE DE ADVOGADOS
MARINA STAIBANO DEMAREST ADVOGADOS
MARINA TAKITANI NASSER SOCIEDADE DE ADVOGADOS
MARTA CALMON LEMME LEMME, NAIDIN, GADELHA & MAINIERE ECONOMISTAS ASSOCIADAS LTDA
MAURO BERENHOLC PINHEIRO NETO ADVOGADOS
MAURO KIITHI ARIMA JUNIOR FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
MICHAEL EWING-CHOW UNIVERSIDADE NACIONAL DE SINGAPURA
MICHEL BIANCHI EMBAIXADA DA FRANÇA
MICHELLE RATTON SANCHEZ BADIN PROFESSORA NA FGV DIREITO SP E CO-DIRETORA DA RED LATINOAMERICA DE DERECHO ECONÓMICO INTERNACIONAL
MILENA AZEVEDO DEMAREST ADVOGADOS
NAIANA MAGRINI RODRIGUES CUNHA MAGALHÃES E DIAS - ADVOCACIA
NATHALIA RODRIGUES E SILVA CONSULADO GERAL A.H. DA ÍNDIA EM MINAS GERAIS
NATHALIE SATO NASSER SOCIEDADE DE ADVOGADOS
NICOLAS CHANGEUR APERAM
PABLO FERRARO MILA GONZALEZ & FERRARO MILA
PABLO GAYOL MARVAL & O´FARRELL - ARGENTINA.
PABLO STRADA TECHINT
PATRÍCIA GOMES ABIMAQ
PATRÍCIA PEDROSA ABIT
PATRICIA SAKOWSKI CADE - CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA
PAULO ROBERTO DISCACCIATI APERAM
PAVLA HAVRLÍKOVÁ CÔNSUL GERAL DA REPÚBLICA TCHECA
PEDRO ZANOTTA WONGTSCHOWSKI & ZANOTTA ADVOGADOS
PRISCIKA YAZBEK GLOBONEWS
RABIH NASSER NASSER SOCIEDADE DE ADVOGADOS
RAFAEL MARTINS SINPEC
RAFAEL ROSSINI PARISI PINHEIRO NETO ADVOGADOS
RAFAELA PEREIRA FALAVINA FGV
RAMON GUZMAN CONSULADO DA ESPANHA
RENATA BLEY BRASKEM
RENÊ MEDRADO PINHEIRO NETO ADVOGADOS
RICARDO FRANCO BOTELHO MARCHINI BOTELHO CASELTA ADVOGADOS
RICARDO O SILVA WHIRLPOOL S/A
RICARDO SAKAMOTO LCA CONSULTORES S.S.
ROBBERT APPELDOORN EMBAIXADA DA HOLANDA
ROBERTO AZEVÊDO DIRETOR-GERAL DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO
RODRIGO DAMASCENO APERAM
RODRIGO PUPO MPA TRADE LAW
RUTH ELIZABETH HIBAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
SARA TIRONI MAGALHÃES E DIAS - ADVOCACIA
SERGIO RODRIGUES JR. FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
SILENE MONETA NIKE DO BRASIL COMÉRCIO E PARTICIPAÇÕES LTDA
SIMONE PANFILI CONSULADO GERAL DA ITÁLIA EM SÃO PAULO
SUELI CAVALHERO SDE
THAIS MESQUITA OMC
THIAGO RODRIGUES NOGUEIRA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
THIAGO SANTOS CANARIO BARROCA B&M DEFESA EM COMÉRCIO INTERNACIONAL
THOMAZ ZANOTTO FIESP - FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
TIAGO MATSUOKA MEGALE FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
TOMMI PETTERI VUORINEN CONSULADO DA FINLÂNDIA
UALLACE MOREIRA LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
VANESSA CASTILHO EMBRACO
VERA KANAS TOZZINIFREIRE ADVOGADOS
VERA THORSTENSEN FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
VERÔNICA PRATES BARRAL MJ CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA
VICTOR DE OLIVEIRA LEITE DECOM
VICTOR JOSÉ MUNHOZ E SILVA EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL
VICTOR LOPES DEMAREST ADVOGADOS
WINA JANA-INA WEITSCHAT CONSULADO GERAL DA ALEMANHA
YI SHIN TANG MAGALHÃES E DIAS - ADVOCACIA